Escrito em Julho 16th, 2009 às 2:20 pm por

Seja o primeiro a comentar

Os Estados Unidos são a nação mais consumidora do mundo. Os Americanos gastam cerca de quatro vezes mais por pessoa do que em qualquer outro país. E fazemo-lo, maioritariamente, nas compras. Todos os dias, em média, andamos nas compras cerca de 24 minu­tos, gastando um total de 2836 mil milhões de euros por ano – em tudo, desde waffles a bolas.

Cada vez que vamos ao centro comercial, gastamos uma média de 80 euros. Queremos imensas coisas e criamos uma enorme pro­cura por produtos de consumo de todos os tipos. A cada segundo é feito um novo carro, são comprados 2,3 milhões de sapatos todos os dias, e 2,6 mil milhões de brinquedos são adquiridos todos os anos.

A psicologia das compras está entranhada nos nossos cérebros: mais, mais, mais. A mentalidade enche os armários e o ego, mas não toma o outro lado da equação das compras em consideração – para onde vão essas coisas todas?

Cada um de nós produz cerca de dois quilos de lixo, todos os dias, através dos nossos hábitos de consumir e deitar fora, chegando a 752 quilos, por pessoa, por ano. Como nação, isso acumula cerca de 227 mil milhões de quilos anualmente.
A carga do que deitamos fora é enorme – de tal forma que, se olharmos para a América do Norte a partir do espaço, o ponto mais alto no litoral este é um aterro.

Como é que um monte fica tão alto? Pense que, todos os meses, centenas de milhares de CD são deitadas fora; ou que 23 milhões de quilos de escovas de dentes são espalhados pelos aterros do país, todos os anos. Fica rapidamente com uma perspectiva geral. E esta é realmente uma grande perspectiva.

Estados Unidos, nação mais consumidora do Mundo

, ,

Seja o primeiro a Comentar.

Deixe Mensagem

CommentLuv badge