Escrito em Julho 17th, 2009 às 6:28 am por

Seja o primeiro a comentar

Nós utilizamos toneladas de materiais, água e energia para fazer as coisas que compramos – apenas para as deitar fora mais tarde; é uma sociedade descartável.

Com 6,6 mil milhões de pessoas no planeta (e aumentando), todas elas eventualmente aptas a comprar alguma coisa e deitá-la fora, fazer compras coloca um sério risco. Pense nisso desta forma: há mais coisas feitas pelo homem do que pessoas em todo o planeta.

Uma família normal possui não menos do que 127 artigos em casa. Nos Estados Unidos, o número de objectos num lar comum pode chegar aos dez mil. Então, como é que todas estas coisas chegam a existir? Tudo é manufacturado. Só a indústria transformadora suga um terço da ener­gia e 13 por cento do abastecimento de água nos Estados Unidos, sem contar com todos os resíduos adicionais (7,6 mil milhões de toneladas) que são produzidos antes de os produtos chegarem sequer às nossas mãos.

E, depois, devolvemos tudo ao planeta. Mais de 1,5 mil milhões de toneladas de resíduos sólidos das casas são produzidos, todos os anos, pelo mundo inteiro. Isso é equivalente a quase três vezes o peso total de todas as pessoas vivas! Deitarmos as coisas fora é um pro­blema tão grande que os Estados Unidos enviam frequentemente os seus resíduos para outros países. Mais de metade dos aparelhos elec­trónicos que importamos acabam por ser exportados para países do Terceiro Mundo como resíduos. A outra metade continua a amon-toar-se aqui mesmo, em casa.

Tendo tudo isto em mente, criámos os «Passos Simples» para que não sejam mais do que isso mesmo. Tomando todos os pontos da Perspectiva Geral em consideração, permitem-lhe ter o maior impacto planetário positivo com a menor quantidade de esforço.

Para onde vão as nossas Compras?

, , , ,

Seja o primeiro a Comentar.

Deixe Mensagem

CommentLuv badge